Atuação e Linhas de Pesquisa

 
   
 
No Laboratório de Ornitologia e Bioacústica (LOBio) da UFPa são realizados estudos de Bioacústica e comportamento em geral das aves da Amazônia.
1

Ouvir e identificar as aves pode ir além da área científica, pode ser uma atividade lúdica que os amadores podem realizar. É só ter um par de binóculos e um guia de identificação de aves para começar!

bentevi
Entre as aves, o principal som produzido é o canto que, além de possibilitar que elas se comuniquem entre si, permite a identificação da espécie. Podemos comprovar este fato ao reconhecer facilmente o Bem-te-vi Pitangus sulphuratus, por exemplo, mesmo sem vê-lo.

3Desta forma, podemos saber qual é a espécie através de  seu canto. A Bioacústica se torna então uma importante ferramenta para o estudo das aves, principalmente nas florestas da Amazônia, que são densas e fechadas e onde  dificilmente é possível visualizá-las!

papagaioA partir do estudo da comunicação sonora animal é possível entender seu comportamento como um todo, incluindo aspectos da reprodução e defesa de território, além de correlacionar estes comportamentos com estudos ecológicos e neurológicos.

 

O LOBio apresenta as segintes linhas de pesquisa:

1.   Levantamento quantificado de comunidade de aves florestais – metodologia que permite o monitoramento não invasivo da biodiversidade amazônica

2.   Registro e análise física e matemática de sinais de comunicação sonora e processos neurofisiológicos da comunicação sonora

3.   Estudo da neuroanatomia dos núcleos cerebrais relativos à atividade de emissão e audição do canto específico das aves neotropicais

4.   Estudos científicos de populações naturais para dar subsídios às atividades turísticas e de educação ambiental.

          

   
 

Desenvolvido por renascere

Webdesign: Luana Negrão de Moura